terça-feira, 15 de setembro de 2009

Encontro de experiências Itacaré Maraú

13 de setembro foi um dia importante para o Núcleo de Políticas Públicas e os quilombos de Itacaré e Maraú. Foi o primeiro Encontro de Experiências Quilombolas Itacaré - Maraú. Cerca de 80 pessoas participaram do evento que teve como tema Identidade quilombola, esse tema foi trabalhado a partir do direito, da cultura, do conceito de quilombo e da estética negra.

Início da atuação do núcleo em Maraú, integração de Maraú e Itacaré, motivação, ampliação do sentimento de pertencimento, reconhecimento de um território quilombola comum, união de forças, engajamento, tudo isso e muito mais representou esse evento. Retornamos com as energias recarregadas, com a sensação de um caminho aberto pra atuação e fortalecimento territorial.

"Duas quilombolas de Maraú estavam perto de mim e disseram: ' Eu já ia desistir da associação, mas depois desse encontro, agora eu não desisto não, eu sou quilombola mesmo, eu nunca quis me desfazer de minha terra, agora, eu não vou querer mais desistir' , esse evento foi muito importante pra gente mesmo. (Jitilene, quilombola do Santo Amaro, presidente do Conselho Quilombola de Itacaré)


"Nunca tivemos um momento como esse aqui em Maraú, precisamos que essa discussão aconteça de novo, com mais tempo, por que esse assunto do Direito, as pessoas confundem muito, acham que agora a terra vais er de todo mundo e ninguem vai ter autonomia, a gente precisa que vocês façam isso lá na comunidade também" (Gilson - quilombola do Baetés)


Agradecemos o apoio de todas as comunidades, representações presentes e o apoio da Prefeitura de Maraú na pessoa de Noélia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons