terça-feira, 27 de outubro de 2009

O mês da consciencia negra começou mais cedo em Itacaré: Fundação Pública do Conselho Quilombola de Itacaré

A fundação pública do Conselho Quilombola de Itacaré aconteceu no último sábado dia 24 de outubro e representou um marco na organização do Movimento Negro local.

O evento foi o resultado de um trabalho permanente de parceria entre lideranças afro e o Núcleo de Políticas Públicas do Instituto Floresta Viva.

Com o intuito de garantir o empoderamento das lideranças e comunidades, o evento foi também uma espécie de laboratório onde o Floresta Viva assumiu o papel de assessoria e mediação para que eles tomassem as decisões! Além disso o Floresta fez uma pequena participação para entregar formalmente um kit para cada comunidade contendo: 1 banner, 1 album de fotografias da comunidade e uma impressão do texto do Diagnóstico dos quilombos de Itacaré.

O resultado foi um evento bonito, colorido e intenso executado pelo Conselho Quilombola e outras lideranças quilombolas inseridas no projeto Líder Quilombola, Associação Casa do boneco que além da apresentação cultural, arcou com a produção de delicioso caruru, Grupo Raizes, que fez apresentação, mobilizou sambadores e deu um suporte importante na organização do espaço, Associação Tribo do porto que concedeu o espaço sem cobrar nada por isso, o Rancho do Bicho caçador, que apesar de não ter seus integrantes disponibilidade, não deixou passar em branco e apresentou a manifestação mirim.

Apesar da ausência total dos poderes públicos, o evento foi contemplado pela grande participação popular de lideranças do território litoral sul, movimento indígena tupinambá, professores e estudantes locais, CEPLAC, SEBRAE, UESC, ONG's locais, e figuras ilustres como Vivaldo Mendonça, Professor Flávio, Roberto Setúbal, Roger Sarmento, Paula Melo, Dona Delice, Mãe Júlia , Jorge Rasta, Elder Main representando o deputado Luís Alberto, dentre outros.

O Conselho Quilombola de Itacaré tornou pública sua luta, seu poder e seu aprendizado. Um destaque do evento foi Delsuc Gomes, liderança do Fojo, impressionou a todos com sua capacidade expressiva. Outro ponto importante é o aprendizado de romper a barreira das rivalidades entre os grupos afro e trabalhar em rede, esse exercicio está sendo feito e o Conselho se pretende agregador dessa batalha.
Mesa de pronunciamentos


Puxada de Rede da Casa do Boneco de Itacaré
Rancho do Bicho Caçador Mirim


Mesa com os Conselheiros e a mensagem: "Conquistando um lugar em nosso próprio mundo"
Movimento Indígena Tupinambá de Olivença
Grupo Cultural Raízes
Samba de Roda comandado por sambadores e sambadoras quilombolasRoberto Setúbal, Jitilene e Rejane


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons