terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Encontro de Experiências Itacaré - Sertão de Tijuaçú

O Encontro de Experiências é uma atividade proposta no programa de formação de lideres que tem o objetivo de contribuir para a emancipação das pessoas através do conhecimento. A viagem foi realizada entre os dias 20 e 22 de novembro na comunidade quilombola de Tijuaçu no sertão da Ba, na oportunidade podemos conversar com os líderes e conhecer toda a luta que a comunidade tem travado desde o tempo no nascimento da comunidade com uma mulher guerreira conhecida como Maria Rodrigues e até hoje vive no coração de cada um que continua lutando para garantir os direitos e o respeito de todos.

Para as comunidades do sul da Bahia fica claro que a busca por direitos na nossa realidade está apenas começando, mais temos a certeza que estamos no caminho certo, e a troca de experiência nos ajuda a desenhar esse caminho e fortalecer a luta quilombola em toda a Bahia e também no Brasil.

Breve Histórico

“ Elas iam devagar. Estavam muito cansadas e esgotadas. Já muitas vezes o sol subiu e desceu do céu desde aquele dia, quando fugiram de uma senzala perto de Salvador. Dia e noite, noite e dia, e elas continuaram marchando atentas a qualquer perigo, fortalecendo-se com raízes, frutas, plantas e qualquer outra coisa que prestava para ser comida.Cada dia que passava era mais um dia vivido em liberdade. Cada passo dado por elas era mais um passo que as distanciava da horrível escuridão. Dias e noites, noites e dias passavam e elas iam adiante, na direção do desconhecido, cada vez mais livres, mas também cada vez mais cansadas. Na frente, perto de um morro apareceu diante dos seus olhos um pequeno lago. Mais um dia estava terminando. Uma das três mulheres, Maria Rodrigues, parou e aconselhou as duas outras para passarem a noite na beira deste lago ..., foi Mariinha Rodrigues “uma negra fugida”, a desbravadora do território, que residia no Alto Bonito e que, estrategicamente, povoou as terras de Tijuaçu, pondo em cada localidade um filho, com o objetivo de tomar posse dessas terras, pelo uso e ocupação ”. ( Folder de Tijuaçú)

Tijuaçú, cidade cujo nome significa Lagarto Grande ou Teiú como é chamado naquela região, tem 4.990 habitantes e é formada pela vila e pelos povoados que a cercam ( Quebra Facão, Alto Bonito,Olaria e Queimada Grande ).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons